Conheça nosso portal

Atualizado: 17 de nov. de 2020

O portal Museu Pradópolis Digital tem como objetivo investigar e valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Pradópolis. Localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Pradópolis teve sua emancipação política em 1958 e até então pouco se investiu em ações e instituições ligadas à sua memória. No Museu Pradópolis Digital você poderá encontrar Vídeos, Fotos e Artigos relacionados à formação cultural, social e econômica desse município com cerca de 20 mil habitantes.

O intuito deste portal é reunir gradativamente produções que possam contribuir ao debate sócio-histórico e da formação cultural do município. Esta iniciativa é um ponto de partida para um processo coletivo que caminhará sentido a construção de um olhar sensível e crítico sobre a história de Pradópolis, com enfoque na valorização da memória, bem como na conscientização da preservação do patrimônio, seja ele histórico, cultural , ambiental, material e imaterial.

Para isso, o portal se manterá aberto para colaboradores e pessoas interessadas em contribuir na formação de seu acervo, por meio de parcerias, doações, projetos, financiamentos, etc.

Parte da equipe da Incubadora Caipira formada por membros do Coletivo Fuligem e Jovens Pesquisadores
Incubadora Caipira e Mestre Borracha

O portal Museu Pradópolis Digital é resultado do processo de formação audiovisual promovido pelo projeto Incubadora Caipira, com realização do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores (Pradópolis - SP), Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte (Ribeirão Preto - SP) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

O projeto desenvolveu no primeiro semestre de 2020 oficinas de Roteiro, Direção de Fotografia e Edição de Imagens, como também um Circuito de Palestras com temáticas como Audiovisual no Interior de SP, Documentários e Redes Sociais. O objetivo da Incubadora Caipira foi de fomentar a cadeia da produção audiovisual em Pradópolis, e como resultado destes esforços, ao final do projeto foi lançado o portal Museu Pradópolis Digital. Ainda, foram produzidas neste período uma série de entrevistas com personalidades do município, o embaixador da folia de reis Manoel da Costa Domingues, o mestre de capoeira Borracha, a educadora social Maria Souza, o arte educador Marcelo Rocha e a antropóloga Lua Braga Batista.